Este projeto tem por objetivo geral levantar as dificuldades e soluções da prática pedagógica do docente iniciante, bem como analisar estratégias de indução profissional do docente recém formado pelo curso de Pedagogia da UFRRJ, com foco nas experiências que promovam o diálogo entre universidade e escola, traçando paralelos entre as estratégias e os resultados destas ações. Nesta investigação implementaremos como pressuposto metodológico os estudos qualitativos e narrativos. Tal investigação-ação será constituída pelos egressos do curso de Pedagogia da UFRRJ que se iniciam como docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil (tendo menos de 3 anos como docente) de preferência no ensino público da região, tais docentes participarão de um programa piloto que auxilia docentes recém formados na sua indução profissional por ações inovadoras que lhe possibilitem o lugar de protagonismo das suas práticas, a fim de identificar o impacto deste programa na sua indução profissional por meio de entrevistas narrativas realizadas no início e final da sua participação neste programa com tais docentes e com seus mentores nas escolas, acompanhando-os neste processo e examinando sobre as dificuldades e soluções que encontram na sua prática pedagógica, sobre o auxílio que o programa lhe deu (ou não), sobre o papel dos mentores (professores regentes da escola básica) e da Universidade no início da sua atuação profissional. Por fim, pretendemos promover a importância de oferecer apoio aos professores iniciantes para uma melhor atuação profissional e até como forma de diminuir a desmotivação e o abandono docente; a necessidade de se ampliar as poucas experiências existentes nesta área no Brasil, inclusive no Estado do Rio de Janeiro; a necessidade de se analisar as melhores formas de se ampliar o oferecimento de apoio aos professores iniciantes, compartilhando os resultados da nossa pesquisa e incentivando ações que promovam a ampliação do número de ações, de beneficiados e de financiamento.
Público Interno: Professor(a) e bolsista;
Público Externo: Docentes da rede pública e particular de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental (iniciantes egressos da UFRRJ e seus mentores escolhidos).